O que é Maçonaria?

Graphics by
W.B. Joel de Oliveira
A Maçonaria regular é uma Ordem fraternal, sem fins lucrativos, instituida em diversos países, constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas Maçônicas, nas quais, auxiliados por símbolos, alegorias, e pela dramaturgia ritualística, se dedicam a estudar os principios éticos e morais preconizados pela Ordem, visando o aperfeiçoamento dos seus membros e, por consequencia, que estes possam ser agentes e líderes capacitados para atuar no aperfeiçoamento dos costumes e da garantia de liberdade de expressão e de pensamento, da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e cidadãs e da garantia de justiça imparcial para todos na sociedade onde vivem e influenciam.
As Lojas Maçônicas regulares são governadas por instituições, independentes entre si e não subordinadas a outras hierarquias maçonicas, locais ou internacionais, que atuam em regiões delimitadas, normalmente os estados ou provincias dos países onde estão sediadas essas instituições. Para serem consideradas regulares, tais organizações precisam cumprir certos requesitos e obter tratados de reconhecimento mútuo com outras organizações maçônicas regulares equivalentes, nacionais ou internacionais.
A Ordem Maçônica regular constitui-se em uma escola de liderança cujas doutrinas ensinadas estão sendo preservadas ao longo dos séculos.
Sua origem moderna e o seu atual modus operandi seguem o modelo criado e desenvolvido a partir de 1717 com a fundação da Grande Loja da Inglaterra (atual Grande Loja Unida da Inglaterra - GLUI).
Visite, também, a página da GLUI versando sobre as Constituições de 1723: Inventando o futuro
Princípios fundamentais:
A Maçonaria proclama a existência de um Princípio Criador, ao qual, denomina Grande Arquiteto do Universo;
A Maçonaria não impõe limites à investigação da verdade, defende o direito à liberdade de pensar e à liberdade de expressão;
A Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças, quer religiosas quer políticas, excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam direitos fundamentais, não respeitem a dignidade da pessoa humana e que exijam submissão incondicional;
A Maçonaria além de combater a ignorância em todas as suas modalidades, constitui-se numa escola de moral e ética.
Os seus integrantes se comprometem a obedecer às leis democráticas do País, viver segundo os ditames da honra, praticar justiça, amar o próximo, e trabalhar pela melhoria continua do ser humano e da sociedade da qual faz parte.
A Maçonaria veda a discussão de temas de natureza político-partidária e/ou religioso-sectária em suas reuniões. Entretanto, estimula a compreensão das diversas correntes e doutrinas políticas e ou religiosas, visando identificar as que mais se coadunam com os seus principios.
O método de ensino é através de processo iniciático e da utilização dos recursos de dramaturgia nas praticas ritualísticas e liturgícas.

Em resumo, a Ordem Maçônica exige dos seus membros o compromisso de:
- Priorizar o estudo e a prática da doutrina e da ritualística estabelecida pela Ordem;
- Amar a Deus, a Pátria, a Família e a Humanidade;
- Praticar a beneficência, de modo discreto e fraterno;
- Defender os direitos e as garantias individuais;
- Viver do resultado de trabalho lícito e digno;
- Ter como membros cidadãos livres e de boa reputação;
- Pugnar pelo aperfeiçoamento dos costumes sociais.