top of page
Old City Jerusalem

Série: "Kabbalah"

A Cabala é uma interpretação mística e esotérica do Judaísmo, com foco na compreensão da natureza do universo e na relação entre os humanos e o divino. Inclui ensinamentos sobre a natureza de Deus, o reino espiritual e a interconexão de todas as coisas. Os textos cabalísticos exploram ideias complexas por meio de símbolos, numerologia e práticas de meditação. Influenciou várias tradições místicas e ganhou popularidade além das comunidades judaicas nos últimos anos. A Cabala é considerada parte do Judaísmo. Surgiu nas tradições místicas judaicas e está profundamente enraizado nos textos religiosos judaicos, incluindo a Torá e o Talmud. Embora seja um aspecto distinto da espiritualidade judaica, nem todos os judeus praticam ou aderem à Cabala, e seu estudo e interpretação variam entre as diferentes comunidades judaicas. Esta série, com seis (6) episódios tem por objetivo proporcionar uma visão geral da Cabala e contextualizar a sua aplicação no ambiente cultural da maçonaria contemporânea. Muito grato pelo seu interesse nesse tema e pela sua participação nesse mini curso que hoje foi lançado pelo site de estudos maçônicos Salmo133.org. Sinceramente, Ir. Paulo Sequeira Rebelo Responsável pela Série "Kabbalah" 7/Fev/2024

Kabbalah - Episodio 01.png

Episódio 1

A Árvore da Vida
e as Dez Sefirotes

Árvore da vida é um símbolo fundamental que usa a Kabbalah. A referência é evidentemente a árvore da vida do Jardim do Éden da qual podia o homem arquetípico, antes da queda, comer livremente e viver para Sempre - Gênesis 3:22. Quando o homem dotado do livre-arbítrio decidiu ligar-se à árvore do conhecimento do bem e do mal, excluiu-se a si mesmo da conexão consciente com a fonte da vida e submergiu no mundo dual da vida e da morte. Ao contrário da árvore do conhecimento, a Árvore da Vida, a escada de ascensão também chamada de Escada de Jacó, com referência ao sonho do patriarca, visa alcançar o estado realizado de total plenitude, o objetivo último de toda a criação As dez Sephirot são: Keter (Coroa): Representa a luz divina infinita e a fonte de toda a criação. Chokhmah (Sabedoria): Simboliza a centelha inicial da criação, inspiração divina e intuição. Binah (Compreensão): Representa compreensão, contemplação e capacidade de discernimento. Chesed (Bondade): Significa bondade amorosa, compaixão e generosidade. Gevurah (Força): Representa disciplina, julgamento e o poder de restrição. Tiferet (Beleza): Simboliza harmonia, equilíbrio e integração dos opostos. Netzach (Vitória): Significa resistência, ambição e busca de objetivos. Hod (Esplendor): Representa humildade, gratidão e reconhecimento da graça divina. Yesod (Fundação): Simboliza a conexão, a estabilidade e a ponte entre os reinos espiritual e físico. Malkhut (Reino): Também conhecido como Shekhinah, representa a presença divina residente e a manifestação do reino de Deus na Terra. Juntas, a Árvore da Vida e as dez Sephirot fornecem uma estrutura para a compreensão da natureza divina, do cosmos e da jornada da alma humana em direção à iluminação espiritual nos ensinamentos cabalísticos.

Episódio 2

As Três Colunas

A organização da Árvore da Vida em três Colunas recebe o nome de Maktela e gera o que se designa por Retificação ou Tikún. Abordamos aqui o estudo das Sefirot nas suas relações mútuas. A lei da polaridade é a base da geração e circulação de energia, a lei do equilíbrio é a base da estabilidade e permanência de todas as coisas. Na Árvore da Vida cada conjunto de Sefirot nos dois pilares laterais equilibram-se em alguma Sefira do pilar central, Chokmah e Binah perdem o equilíbrio de Kheter, como os pratos de uma balança relativamente ao fiel. Energia e Forma polarizam-se.

Serie Kabbalah - 02.png
Kabbalah - 03.png

Episódio 3

O Raio Relampejante

O raio relampejante é o caminho da criação. A manifestação passa alternadamente da coluna da força a da forma e ao descer pela Árvore, no processo de emanação progressiva das Sefirot, vai ganhando uma diferenciação,uma concretização, da unidade à multiplicidade, do simples ao complexo, do subtil ou denso

Episódio 4

Os Triângulos Internos 

Abordaremos os agrupamentos de Sefirot na horizontal, exibindo uma hierarquia de níveis de consciência e modos de ser. Consideramos os Sefirot agrupados em ternários. A existência de estabilidade e permanência incorpora elementos das três colunas. Força/forma e equilíbrio, vida/energia, organização, inteligência e consciência/ser.

Kabbalah - 04.png
Kabbalah - 05.png

Episódio 5

Os Quatro Mundos 

A Kabbalah afirma que toda a manifestação de um cosmos, um indivíduo, um objeto tem lugar em quatro ordens que se derramam progressivamente e que coexistem em níveis distintos. No entanto, mantêm uma existência simultânea, cada um deles é completo em si mesmo e por isso recebe o nome de mundo.

Episódio 6

Os Quatro Mundos 

O Pardes é a matriz interpretativa concebida pelo judaísmo rabínico para a análise dos textos sagrados. Primordialmente utilizado para a exegese da Torá e também estendido a outros escritos bíblicos assim com ao Talmud, compilação de várias camadas de discussões e comentários que usa largamente o Pardes.

Kabbalah - 06.png
bottom of page