A SABEDORIA DE LÍDER DE SALOMÃO

Updated: Jul 22


A leitura do livro “A SABEDORIA DE LÍDER DE SALOMÃO”, escrito por Pat Williams, vice-presidente sênior do time de basquete profissional Orlando Magic, com a colaboração de Jim Denney, mostrou-me a importância e a aplicabilidade dos ensinamentos extraídos da vida do Rei Salomão para a formação de lideranças sadias e íntegras, tanto moral como espiritualmente.


Os ensinamentos de Salomão são da mais extremada importância para qualquer liderança, seja ela cristã ou não. Entretanto, tem um significado especial para os maçons. Afinal, o Rei Salomão é uma figura exponencial em nossa cultura e educação.


Apesar de tais credenciais e do alto destaque que a Sublime Instituição dedica a esse importante personagem bíblico, é surpreendente e incrível como uma parcela dos maçons brasileiros desconhece detalhes da vida e dos ensinamentos de Salomão.


Mesmo aqueles maçons especialmente interessados em melhorar as suas capacidades de liderança e que se dedicam a ler dezenas de livros sobre liderança, escritos por presidentes, generais, treinadores, Executivos Chefes de Empresas (CEOs), e gurus do gerenciamento, muitas vezes falham em encontrar tempo para ler os livros de Provérbios e do Eclesiastes, ambos escritos por ninguém menos que o próprio Rei Salomão!


Na pesquisa efetuada por Jim Denney em ambos os livros sagrados, o tema liderança encontra-se destacado e mencionado em vinte e oito diferentes passagens dos referidos livros. Cada uma delas contém um aspecto distinto e importante para a formação de um líder capaz e íntegro.


Quando, em 1944, a saúde do muito querido e popular Presidente Franklin Delano Roosevelt (carinhosamente chamado pelo povo americano simplesmente FDR) começou a falhar, um senador pelo Missouri, pouco conhecido, foi escolhido para ser o seu vice-presidente na chapa eleitoral: Harry S. Truman. Aquela chapa ganhou as eleições e, três meses depois da posse, em 12 de Abril de 1945, o Presidente FDR faleceu e assumiu o seu vice, Truman.


No seu primeiro discurso à nação americana, poucos dias depois, perante uma sessão conjunta do Congresso, Truman aludiu a memória de outro líder, o Rei Salomão, assim se expressando:


Nesse momento,” disse Truman, “Tenho em meu coração uma oração. Como assumi meus deveres, humildemente oro ao Todo Poderoso Deus, com as palavras do Rei Salomão:


'Dê em conseqüência a este Seu servo um coração com a sabedoria para julgar o Seu povo, que eu possa discernir entre o bem e o mal: por que, quem é habilitado a julgar este Seu grande povo? Eu peço apenas para ser um bom e fiel servo do meu Senhor e do meu povo.


Era uma situação comparável com a enfrentada por Salomão quando este necessitou assumir as funções reais em um tempo de crise e sentiu-se não suficientemente preparado e bem equipado para substituir seu pai, o muito querido Rei Davi, e o recém empossado Presidente Truman sentiu-se igualmente despreparado para substituir o muito querido presidente FDR.


Em tais circunstâncias e em tão difícieis tempos, líderes sábios tem consciencia que precisam uma medida extra de sabedoria para enfrentar os desafios à frente.


Atualmente, para todos e especialmente para os maçons, poucos assuntos são mais importantes para as nossas vidas cotidianas que o assunto "liderança". E não há exemplo maior de liderança que o Rei Salomão!


Ele é um modelo para todo líder, em todas as idades, em todas as arenas de liderança. Salomão não era um monarca passivo, sentado em um trono, esperando ser servido por seus oficiais (ministros e secretários) quanto aos assuntos de governo. Salomão era um líder dinâmico e pro ativo que conduziu sua nação com uma visão corajosa. Ele transformou dramaticamente o mundo em que viveu.


Salomão foi um executivo chefe, um mestre em finanças... Em outras palavras, o CEO da corporação Israel (ou Israel S/A). Seu brilhantismo como corretor de comércio internacional criou prosperidade como nunca relatada e trouxe vinte e cinco toneladas de ouro para o tesouro de Israel a cada ano. Ele transformou a pequena nação tribal de Israel em um grande império ultramarino.


Ele era também uma mente militar criativa, comandante em chefe da Fortaleza de Israel, o líder que tornou seguras as fronteiras da nação e trouxe quatro décadas de paz e fartura para a terra. Expandiu as forças militares de Israel e estabeleceu cidades fortificadas em rotas chave de transporte para a nação. Ele nunca teve que combater em uma guerra, pois sempre obteve a paz através da dissuação pela demonstração da superioridade militar inequívoca dos seus Exércitos.


Salomão era também um líder filosófico, autor de livros e poeta um pensador profundo cujos escritos continuam a nos inspirar e instruir três mil anos depois.


Ele era um mestre arquiteto e planejador urbano que construiu cidades inteiras, circundando Jerusalém com muralhas fortificadas, projetou grandes palácios e supervisionou a construção que coroou o seu reinado, o grande templo de Jerusalém.




 




 

A Era de Salomão foi verdadeiramente uma era de ouro – a Camelot de Israel. Foram quatro gloriosas décadas durante as quais o esplendor de Israel igualou-se ao do Egito, Babilônia, Pérsia, Arábia e outros grandes reinos do mundo. Israel nunca foi tão grande antes quanto no reino de Salomão – ou depois.


A seguir de sua morte, o reino se dividiu em dois. O esplendor de Israel de Salomão estava perdido para sempre.


Os feitos de Salomão estão registrados em 1º. Reis 1 a 11, 1º. Crônicas 28 e 29, e 2º. Crônicas 1 a 9.


Salomão é lembrado pelos Cristãos e pelos Judeus como o mais sábio e mais bem sucedido líder nas Sagradas Escrituras.


No Alcorão Islâmico, é chamado de Suleimon e é reverenciado como um profeta. Povos de outras confissões de fé (ou sem fé nenhuma) estudam a sua vida e os seus escritos de modo a adquirir os segredos da sua sabedoria.


Nascido filho do Rei Davi com Betsebá, Salomão sucedeu seu pai como rei em 967 AC, aproximadamente, enquanto o Rei Davi ainda vivia. Não foi uma sucessão pacífica. Um dos meios irmãos de Salomão, Adonias, tentou frustrar os planos de Salomão e usurpar o trono.


Enquanto o Rei Davi ainda estava no seu leito de morte, ele recebeu notícias que Adonias tinha se auto declarado rei, violando a linha de sucessão que Davi tinha estabelecido. Então Davi enviou Salomão para a nascente de Gião, onde Zadoque, o sumo sacerdote o ungiu rei de Israel (1º. Reis 1).


Salomão iniciou seu reino removendo conselheiros desleais que poderiam minar a sua liderança. Então indicou novos conselheiros – pessoas que ele podia confiar – para posições chave no governo, nas instituições militares e religiosas. Salomão solidificou a sua posição de liderança e demonstrou a sua habilidade em enfrentar problemas de modo direto e frontal.


Na seqüência desta abertura e proposição de tema para estudo, outros artigos serão postados com o objetivo de resumir alguns pontos essenciais da sabedoria do Rei Salomão para liderar com integridade, que poderão ser aplicados à sua vida pessoal, de líder familiar, comunitário, profissional e maçônico.


Uma sugestão de tarefa preliminar que proponho ao leitor que se interessar em conhecer a vida de Salomão mais a fundo é efetuar a leitura das passagens de 1º. Reis 1 a 11, 1º. Crônicas 28 e 29, e 2º. Crônicas 1 a 9.


Qualquer versão das Sagradas Escrituras poderá ser utilizada. Recomendo que, havendo tempo, se utilize mais de uma versão. Será de grande valor para comparação das traduções e maior compreensão dos textos.


Ao efetuar a leitura procure identificar e listar as qualidades de liderança exercidas pelo Rei Salomão.


Segundo Pat Williams, existem sete diferentes principios para definição da essência da liderança:


1. Visão

2. Habilidades de comunicação

3. Habilidades para tratar com pessoas

4. Bom carater

5. Competência

6. Coragem e bravura

7. Predisposição para servir ao próximo


Salomão não sómente pessoalmente exemplificou as referidas qualidades ao longo da sua vida, como também escreveu sobre elas nos livros de Provérbios e Eclesiastes.


O segredo do sucesso de Salomão: pedir a Deus sabedoria.


A sabedoria de Salomão produziu o sucesso de Salomão.


Em breve, continuarei a comentar esse tema.


10 views0 comments

Recent Posts

See All